A Samsung anunciou um sensor com resolução de 200 megapíxeis desenvolvido para câmaras de smartphones. Um valor recorde. É denominado ISOCELL HP1 e tem píxeis de 0,64 μm (mícron). No entanto, o principal objectivo deste sensor é apresentar uma grande capacidade de captar luz, de modo a gerar boas imagens mesmo com pouca luz ambiente. Regra geral, isto só é conseguido com píxeis bem maiores que os que equipam o ISOCELL HP1. E é por isto que os píxeis podem ser agrupados em conjuntos de 16 píxeis, gerando novos píxeis de 2,56 μm.
Deste modo, segundo o jornal português Visão, a resolução útil passa a ser ‘apenas’ 12,5 MP, mas é garantida uma qualidade superior de imagem. Outra hipótese disponível é uma combinação de 2×2 píxeis, o que resulta em imagens de 50 MP. É, também, esta a combinação que permite captar vídeo de 8K.
E um sensor de 50 MP
Além do gigante de 200 MP, a Samsung também anunciou um sensor de 50 megapíxeis, o ISOCELL GN5. Este sensor utiliza píxeis de 1 μm com tecnologia Dual Pixel Pro, o que significa que os píxeis são usados para detectar a fase, o que permite tornar a focagem mais rápida e precisa. Na tecnologia da Samsung, cada píxel tem dois fotodíodos cujas medições de fase são comparadas para fazer a focagem.
De acordo com as características anunciadas pela marca, o SOCELL GN5 parece ser uma versão fisicamente mais pequena do GN2, que usa píxeis de 1,4 μm. Este era o maior sensor disponível para smartphones quando foi estreado no Xiaomi Mi 11 Ultra.
Ainda não se sabe se os novos sensores vão entrar em produção em série, mas o fabricante sul-coreano já começou a disponibilizar amostras destes sensores aos fabricantes. Um processo habitual e que, normalmente, significa que a entrada em produção dependerá do aparecimento de encomendas em quantidade que justifique a produção.