Saiba quais são as tecnologias essenciais para capacitar equipas híbridas

Saiba quais são as tecnologias essenciais para capacitar equipas híbridas

O último ano impactou significativamente os modelos de trabalho e, consequentemente, a forma de capacitar pessoas. À medida que o mundo caminha para um cenário pós-pandémico, nove em cada dez organizações no mundo vão adoptar um modelo híbrido, de acordo com um estudo da consultora McKinsey, citado pelo portal “Human Resources”.

No entanto, manter as equipas integradas e com oportunidades iguais de desenvolvimento profissional são desafios que devem ser priorizados quando se faz um programa de educação corporativa digital.

Para a especialista em formação e desenvolvimento do DOT Digital Group, Sueli Andrade, existem cinco tecnologias que são fundamentais para capacitar equipas híbridas nos próximos anos. São elas:

1. Gamificação

A gamificação pode ser eficaz na construção do engagement dos colaboradores. Um jogo pode substituir um questionário ou um teste e pode ser igualmente eficaz para avaliar a compreensão.

2. Aprendizagem Social

Aprendizagem social é a partilha de informações e conhecimento através de discussões em blogs, mensagens, fóruns de discussão, chats de vídeo e outras aplicações de redes sociais.

As empresas beneficiam quando o conteúdo informal dos colaboradores contém ideias úteis e soluções para problemas não abordados nos currículos formais.

3. Aprendizagem experiencial e imersiva

Os métodos de formação imersivo e experiencial são bem-sucedidos porque envolvem todos os sentidos e permitem que os alunos assimilem novas informações rapidamente e as retenham por mais tempo do que quando usadas metodologias tradicionais.

Os tipos de aprendizagem imersiva incluem fotos e vídeos em 360 graus, simulações em 3D, realidade virtual e aumentada, gamificação e jogos educacionais.

4. Microlearning 

O microlearning é a entrega de conteúdo de aprendizagem na forma de “pílulas” de informação, em módulos com duração de não mais que 10 minutos. Surge como uma solução adequada aos profissionais familiarizados com ambientes digitais e que desejam conteúdos curtos.

5. Webinars, workshops e treinamentos ao vivo

O objectivo é aproveitar a presença de colaboradores e tutores num ambiente digital, para que interajam. Com discussões, actividades em conjunto e exercícios práticos, é possível estimular a resolução de problemas e incentivar o engagement do grupo e o trabalho em equipa.

Partilhar este artigo