A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) refuta categoricamente as alegações publicadas pela News24 aos 18 de Maio de 2025, que sugerem que a SADC abandonou as suas tropas destacadas em Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC).
O relatório alega que as diligências para o transporte dos soldados sul-africanos, incluindo a disponibilização de autocarros, não fruíram efeitos. Essas alegações nem sequer foram confirmadas junto da SADC antes de serem publicadas. Estas alegações são infundadas e enganosas e não reflectem a situação real no terreno.
A SADC vem esclarecer de forma peremptória que todas as disposições operacionais e logísticas relativas ao destacamento e à retirada faseada das tropas no âmbito da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na RDC (SAMIDRC) decorrem conforme o plano de retirada estabelecido, acordado conjuntamente por todas as partes interessadas.
O Comandante da Força da SAMIDRC supervisiona e coordena o processo de retirada para garantir a sua condução de forma ordenada, segura e atempada e em plena conformidade com os protocolos da SADC e as normas internacionais.
A SADC continua firmemente empenhada em promover a paz, a segurança e a estabilidade na região. A Comunidade continua a apoiar os esforços diplomáticos e políticos em curso com vista ao alcance de uma solução sustentável para o conflito no Leste da RDC.
Apelamos a todos os meios de comunicação social a serem responsáveis nas suas reportagens e a verificarem os factos antes de publicarem afirmações que possam comprometer a integridade das iniciativas de paz regionais. (Comunicado)
Deixe uma resposta