SADC: Missão de avaliação pré-eleitoral trabalha no país

SADC: Missão de avaliação pré-eleitoral trabalha no país

Uma missão de avaliação pré-eleitoral da SADC está em Moçambique desde o dia 19 de Junho, e durante 11 dias, irá manter encontros com actores eleitorais.

A interação com os actores do processo eleitoral visa apurar o nível de prontidão para o escrutínio em Outubro próximo.

Denominada Missão de Boa Vontade de Avaliação Pré-eleitoral do Conselho Consultivo na região da SADC, a comitiva já foi recebida pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

“Estes encontros vão alimentar a produção do relatório da Missão que será entregue ao presidente do órgão da SADC, uma vez recebido, o documento pelo presidente da Zâmbia, este por sua vez irá partilhar com o estadista moçambicano e a Comissão Nacional de Eleições”, disse Jennifer Chiringa, chefe da delegação da SADC citado pelo “O País”.

Moçambique volta a realizar eleições gerais em ambiente de insegurança na província de Cabo Delgado, daí ser importante, manter encontros com os órgãos de segurança nacionais.

Alias, a chefe da delegação da Missão da SADC garantiu que nos seus encontros a Missão irá manter encontros com a polícia incluindo o Ministério da Defesa, com vista a aferir o nível de segurança durante o processo eleitoral.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.