Ruby Mining oferece mais de cinco toneladas de sementes a famílias afectadas pelo terrorismo

Ruby Mining oferece mais de cinco toneladas de sementes a famílias afectadas pelo terrorismo

A Montepuez Ruby Mining (MRM), que explora rubis na província de Cabo Delgado, no norte do país, ofereceu cinco toneladas e meia de sementes de diversas culturas a famílias afectadas pelos ataques armados.

“A provisão de sementes é feita para apoiar as famílias que voltaram recentemente às suas zonas de residência e que, tendo estado distantes, não puderam preparar os campos para a campanha agrícola em curso”, referiu a MRM no comunicado enviado hoje à comunicação social.

As sementes, “certificadas e com alto potencial de produção”, foram distribuídas por 412 famílias de duas comunidades dos distritos de Ancuabe e Montepuez, afectadas “pelos ataques atribuídos à actividade insurgente no dia 20 de Outubro de 2022”, refere-se no documento citado pela Lusa.

“Esta oferta chega no momento certo porque estamos em época de sementeira. Agradecemos à empresa pelo gesto e estamos certos de que estas sementes nos vão ajudar a cuidar das nossas famílias”, declarou Inácio Geraldo, chefe da aldeia de Mpene, uma das beneficiárias da iniciativa, citado no comunicado.

As cinco toneladas e meia de sementes de milho, feijão, amendoim e gergelim, representam um financiamento de cerca de um milhão de meticais, segundo a Montepuez Rubi Mining.

A Montepuez Ruby Mining (MRM) possui cerca de 34 mil hectares de concessão para exploração de rubis em Cabo Delgado e apresenta-se como a principal investidora na extracção de rubis em Moçambique, sendo detida em 75% pelo grupo Gemfields e em 25% pela moçambicana Mwiriti Limitada.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta