Rocket Lab lança primeira missão lunar no final deste ano

Rocket Lab lança primeira missão lunar no final deste ano

A empresa de voos espaciais Rocket Lab anunciou que vai lançar, ainda no final deste ano, o seu primeiro lançamento à Lua. A missão CAPSTONE, irá partir da Nova Zelândia. Este lançamento representará, para a Rocket Lab, um avanço técnico.

De acordo a EXAME Portugal, o CAPSTONE (Experiência de Navegação e Operações Tecnológicas do Sistema de Posicionamento Autónomo Cislunar) irá servir de auxílio ao programa Artemis da NASA. A agência espacial americana irá usar o CAPSTONE para testar a estabilidade da órbita na Lua, verificando as necessidades de propulsão na órbita lunar. O CAPSTONE foi projectado para ajudar a minimizar os riscos de futuras idas à Lua.

Esta missão tinha sido inicialmente planeada para acontecer no início de 2021 nas instalações Wallops da NASA em Virgínia. A Rocket Lab não adiantou muitas informações sobre a mudança do local. “Flexível não é uma palavra normalmente usada para descrever missões lunares, mas operar dois complexos lançamentos dá-nos a liberdade de selecionar o local que melhor atenda aos requisitos e cronograma da missão”, disse o CEO do Rocket Lab, Peter Beck. 

“A nossa equipa está muito orgulhosa de lançar uma das primeiras missões de descoberta de caminhos para apoiar o objectivo da NASA de oferecer uma presença sustentável na Lua”, acrescentou.

Recorde-se que a Rocket Lab já lidou com duas falhas de foguetes e apenas recentemente retomou os lançamentos após um incidente em maio deste ano e, portanto, “esta missão realmente mostra os benefícios da colaboração entre a NASA e a indústria.”, afirma Brad Cheetham, chefe executivo da Advanced Space, em comunicado.

Partilhar este artigo