Reservas Internacionais Líquidas fixaram-se nos 3,5 mil milhões de dólares até Março deste ano

Reservas Internacionais Líquidas fixaram-se nos 3,5 mil milhões de dólares até Março deste ano

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique, necessárias para importações de bens e serviços, fixaram-se, no primeiro trimestre deste ano, nos 3,5 mil milhões de dólares, o equivalente a quase 227,5 mil milhões de meticais.

De acordo com o balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (BdPESOE), referente ao primeiro trimestre de 2024, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) e a que o MZNews teve acesso, as reservas existentes são suficientes para cobrir 4,8 meses de necessidades de importações previstas para todo o ano, excluindo as importações dos Grandes Projectos (GP).

Mais adiante o documento do MEF explica que em relação ao fecho de Dezembro de 2023, o saldo das RIL representa uma constituição de cerca de 177 milhões de dólares.

“Esta constituição é explicada pelos seguintes factores: aprovisionamento líquido dos bancos comerciais no valor de 160 milhões de dólares, compras diversas de divisas pelo Banco de Moçambique (BdM) no montante de 70 milhões de dólares, entrada de ajuda externa na ordem de 61 milhões de dólares, rendimentos resultantes das aplicações do BdM em cerca de 32 milhões e diversas entradas líquidas na ordem de 59 milhões de dólares”, avançou o documento.

Entretanto, do lado das saídas, o balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado destaca o pagamento do serviço da dívida pública externa, no valor de 205 milhões de dólares.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.