Reino Unido promete apoiar Moçambique no desenvolvimento de energias renováveis

Reino Unido promete apoiar Moçambique no desenvolvimento de energias renováveis

O ministro para o Investimento do Reino Unido, Gerry Grimstone, manifestou esta quarta-feira a disponibilidade do seu país para ajudar Moçambique no desenvolvimento de energias limpas, anunciou em comunicado o Alto Comissariado britânico em Maputo.

Grimstone transmitiu o compromisso do seu país, durante um encontro em Londres com o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela.

“Lord Grimstone reafirmou ao ministro Max Tonela o compromisso firme do Governo do Reino Unido de trabalhar com o Governo de Moçambique na sua visão para a aceleração da transição energética”, refere a nota de imprensa.

O Reino Unido, prossegue o comunicado, pretende partilhar com o seu parceiro africano conhecimento e capacidades no setor das energias renováveis, financiamento verde, armazenamento energético, energia eólica e assistência técnica.

“A transição de Moçambique para fontes energéticas estáveis vai permitir a integração gradual de fontes de energias renováveis no país, como energia eólica e energia solar, na rede energética nacional”, afirmou o ministro para o Desenvolvimento do Reino Unido, citado no comunicado.

O governante britânico assinalou que a aposta do Governo moçambicano nas energias limpas vai permitir o acesso de mais famílias à energia eléctrica e o abandono ao uso da lenha e carvão como fontes energéticas, poupando as florestas do abate desenfreado de árvores.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta