Recenseamento Eleitoral: a menos de cinco dias do fim, CNE aloca 28 mobiles no Niassa

Recenseamento Eleitoral: a menos de cinco dias do fim, CNE aloca 28 mobiles no Niassa

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alocou mais 28 mobiles de reforço para os locais mais críticos das seis autarquias da província do Niassa, quando já só faltam quatro dias para o término do recenseamento eleitoral.

As seis autarquias da província tinham recenseado, até domingo (28), 55.71% dos 268, 953 potenciais eleitores, segundo a Televisão de Moçambique.

O vogal da CNE na província, Barnabé Ncomo, disse que a comissão está apreensiva pelo baixo número de eleitores alcançados em Mandimba. “Mas acreditamos que nos próximos dias, com os mobiles id’s de reforço, eventualmente, esses números vão subir”.

A cidade de Lichinga cumpriu a meta de recenseamento em 40,51%, e os distritos de Marrupa e Lago ultrapassaram as metas em 40% e 34%, respectivamente.

O responsável justifica esse sucesso em alguns distritos com a atracção que o cartão de eleitor provoca por se assemelhar com o bilhete de identidade.

“E como sabem, em alguns casos, em alguns distritos, há pessoas que não têm documento e este seria o primeiro para eles”, referiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.