Racismo na praia da Ponta D’ouro leva a suspensão de estância turística

Racismo na praia da Ponta D’ouro leva a suspensão de estância turística

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) suspendeu, na última quarta-feira, uma estância turística localizada na praia da Ponta d’Ouro, província de Maputo, devido a actos de racismo, protagonizados pelo respectivo proprietário.

A decisão da INAE surge após o despoletar de um caso que retrata atitudes raciais de um empresário de raça branca contra dois casais de pessoas negras hospedados na propriedade empresário.

Um áudio e vídeo postos a circular nas redes sociais indicavam que a insolência do proprietário da casa de hóspedes era extrema e abusiva. Na verdade, como refere o áudio a que tivemos acesso, o dono casa “faz e desfaz na Ponta d’Ouro” porque tem protecção da comandante da Polícia da República de Moçambique naquela zona.

No áudio, a mulher de um dos senhores que pagou para estar na casa por 24h explica que os agentes da polícia reconheciam a injustiça por que os casais passavam, mas que nada mais podiam fazer, uma vez que o empresário tem “costas quentes”.

Esta “costas quentes” terá mandado prender os dois homens que lutavam pelos seus direitos sem sequer os ter ouvido. O empresário seguiu a sua vida….

Isto tudo levou o INAE a efectuar diligências que culminaram com a suspensão da estância turística. O proprietário terá fugido do local, quando se apercebeu da presença das autoridades.

E a comandante, como fica?

Partilhar este artigo