Os funcionários e agentes parlamentares vão beneficiar de residências a serem erguidas numa área de quatro hectares no bairro de KaTembe N’Sime, distrito de Matutuine, na província de Maputo.
O projecto, de acordo com a Rádio Moçambique, devera beneficiar a 341 agentes parlamentes.
O representante da Cooperativa de Habitação dos funcionários parlamentares, José Mazula, explicou que o projecto veio responder à procura de habitação pelos profissionais.
“O objectivo deste projecto é solucionar o problema antigo de habitação no seio dos funcionários. A direcção da Assembleia foi visionária e tem nos aconselhado. Quando nós apresentámos o projecto da cooperativa recebemos todo o apoio. Será uma construção com material resiliente às mudanças climáticas, amiga do ambiente e com custos baixos. Não se trata de um bairro de luxo, mas que dê dignidade aos funcionários, tendo em conta os salários médios dos funcionários”, referiu.
O representante da Cooperativa de Habitação dos funcionários explicou que as construções serão efectuadas conforme o valor estipulado pelos requerentes através do modelo de residência que desejarem.
“O projecto foi desenhado não só para habitação, mas também para criar espaço de investimento para que ele possa ser sustentável. O projecto tem de ser pago em 25 anos, e seria ideal tendo em conta o plano de negócios que estamos a desenhar. Os funcionários e agentes parlamentares vão pagar as habitações em função da tipologia das casas que escolherem. Serão funcionários que vão deduzir do seu salário o valor das rendas mensais e que vai ajudar a ressarcir o valor da casa, fora a questão das quotizações, que é inerente ao cooperativismo”, explicou, José Mazula.
Deixe uma resposta