Província de Maputo desafiado a melhorar indicadores económicos

Província de Maputo desafiado a melhorar indicadores económicos

A província de Maputo é vista como a mais industrializada do país, apesar dos desafios que se avolumam de forma para um abastecimento suficiente de alimentos, emprego, habitação, transporte, combate à corrupção e boa governação.

O alerta foi apresentado esta quarta-feira pelo governador da província de Maputo, Júlio Parruque, durante a XXIII Sessão Plenária de Observatório do Desenvolvimento, que decorre no posto Administrativo da Matola-Rio, no distrito de Boane.

“No primeiro semestre de 2022 foram aprovados mais de 34 projectos com um volume de investimentos que ascende os 823 milhões de dólares americanos, gerados 12.625 novos empregos, uma realização de 59,5%. As taxas de cobertura e abastecimento de água situam-se em 64% (contra 51% em 2020), enquanto que a distribuição de energia eléctrica é de 82% (contra 50% em 2020)”, anunciou Parruque.

No sector económico, o Governador destacou a tendência crescente da produção e produtividade agrária cujo impacto mede-se na segurança alimentar e nutricional, sendo que a taxa de mau crescimento de crianças é de 0,1% e a taxa de desnutrição crónica em menores de 5 anos é 8,1%, os níveis mais baixos a nível nacional.

“A XXIII Sessão do Observatório de Desenvolvimento na província de Maputo, o primeiro conduzido por órgãos de Governação Descentralizada, adensa a nossa responsabilidade na liderança do processo de desenvolvimento local e o compromisso de realizar o Observatório com a necessária assiduidade e com a devida abrangência e inclusão”, destacou.

O Observatório de Desenvolvimento é um fórum consultivo e participativo entre o Governo e parceiros para a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentável, planificação, orçamentação, monitoria e avaliação dos instrumentos de planificação do Governo, assim como para a reflexão e partilha de experiências.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.