Produção de energia eléctrica em Moçambique aumentou 2,4% no ano passado

Produção de energia eléctrica em Moçambique aumentou 2,4% no ano passado

Moçambique registou no ano passado, um crescimento de 2,4% da produção de energia eléctrica comparativamente ao período homólogo de 2022, uma cifra que foi influenciada pelo aumento da produção da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) com um peso de 81,3% na estrutura global.

Os dados constam no Balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (BdPESOE), divulgado recentemente pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) e a que o MZNews teve acesso.

Segundo o documento, “a HCB registou um crescimento em 1,9 % em comparação a igual período de 2022, pese embora as projecções apontassem para uma redução na geração de energia eléctrica, decorrente da necessidade de intervenção projectada no canal de restituição e da modernização dos equipamentos para maximização da capacidade instalada”.

As centrais hídricas da Electricidade de Moçambique (EDM) registaram um crescimento de 1,6% comparativamente a igual período de 2022, influenciado pelo aumento substancial na produção da central hídrica de Corumana, em decorrência da reabilitação da barragem de Moamba-Major, que incrementou a disponibilidade de água à barragem, aumentando a geração de energia eléctrica.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.