Primeiro-Ministro quer qualidade no trabalho de contabilistas e auditores

Primeiro-Ministro quer qualidade no trabalho de contabilistas e auditores

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, apelou, esta quarta-feira, aos contabilistas e auditores para pautarem e melhorarem a qualidade de funcionários e serviços.

“Desafiamos os participantes a reflectirem e trazerem propostas que possam contribuir para a elevação dos padrões de qualidade da classe dos auditores e contabilistas a nível do nosso continente”, disse.

O Governante desafiou os funcionários da classe durante o Sexto Congresso Africano de Contabilidade, que decorre quarta-feira até sexta-feira.

Apesar disso, Carlos Agostinho reconhece que os contabilistas e auditores estão capacitados para garantir a transparência e fiabilidade nos processos de gestão financeira no país e no continente africano.

Na ocasião o Primeiro-ministro enumerou algumas actividades do Governo onde as acções da classe de auditores têm sido relevantes, nomeadamente na fiscalização do erário público; apuramento de colecta de receitas que alimentam o tesouro público; melhoria do ambiente de negócios; e combate à corrupção.

“Acreditamos que este congresso sirva de uma plataforma privilegiada para o debate e reflexão sobre como capitalizar as tecnologias de informação e comunicação para acelerar a modernização dos sistemas de gestão e prestação de serviços no sector público e privado”, afirmou o governante, alertando para o facto de os visados manterem-se actualizados, pois o mercado tende a mudar a uma velocidade rápida.

Para o caso específico de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário afirmou que os contabilistas e auditores têm um contributo significativo na redução da fuga ao fisco e na contínua melhoria da gestão das finanças públicas.

Por sua vez, o Bastonário da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM), Mário Sitoe, disse que a transformação digital não interessa apenas à sua classe, como também a diferentes profissionais e contextos sociais.

“O debate sugere que a avaliação em torno da quarta revolução vai para além da mudança tecnológica. Promove o cultivo das oportunidades do mercado on-line e do escritório virtual largamente adoptado durante os momentos críticos da pandemia da covid-19”, disse Sitoe.

Partilhar este artigo