Primeiro carro movido a energia solar chega ao mercado este ano

Primeiro carro movido a energia solar chega ao mercado este ano

A empresa neerlandesa Lightyear anunciou que começará a produzir o primeiro carro eléctrico do mundo movido a energia solar, o ‘Lightyear 0’. O veículo vem com painéis solares instalados no tecto, capô e bagageira, capazes de carregar a bateria enquanto está estacionado, mas também em andamento.

A empresa garante que a primeira entrega pode acontecer ainda em Novembro deste ano.

Segundo as informações disponibilizadas pela construtora no seu portal oficial, citado pelo jornal Económico, o carro poderá tem uma autonomia de 624km, sem parar para recarregar, e terá um alcance adicional de até 70km por dia a partir dos painéis solares.

Cada hora ao sol equivale a mais nove quilómetros de carga à bateria, de acordo com a Lightyear. O alcance solar fornecerá uma alimentação adicional de vários quilómetros para viagens longas, o que permite perder menos tempo em pontos de carregamento. A empresa diz que em países quentes, como Portugal ou Espanha, se o seu trajecto diário for inferior a 35 quilómetros, não é necessário carregar o carro até sete meses. Num clima mais nublado, como nos Países Baixos, o carro tem de ser carregado após dois meses.

Enquanto todo o conceito do ‘Lightyear 0’ gira em volta da eficiência e da redução do tempo de carregamento, tem uma velocidade máxima de apenas 160 mph, enquanto o tempo de zero a 160km por hora é dez segundos.

O preço também não é convidativo. Um dos 946 modelos de lançamento custará 250 mil euros, mais do que, por exemplo, um Ferrari Roma, e a uma distância considerável dos veículos eléctricos de custo médio como o Nissan Leaf (25,5 mil euros) ou o Tesla Model 3 (47,4 mil euros).

A empresa espera também lançar um “modelo popular” até 2025, provisoriamente apelidado de Lightyear Two, que será vendido por cerca de 30 mil euros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.