Prime rate para Junho mantém-se em máximo de cinco anos

Prime rate para Junho mantém-se em máximo de cinco anos

A taxa de juro de referência (‘prime rate’) para as operações de crédito em Moçambique em Junho vai ser de 23,5%, anunciou a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), valor máximo dos últimos cinco anos.

De e acordo com os dados recolhidos pela Lusa, é preciso recuar até Maio de 2018 para encontrar o mesmo valor.

Desde então, a ‘prime rate’ desceu até a um mínimo de 15,5% em Fevereiro de 2021, altura em que a tendência se inverteu e a taxa começou a subir até atingir 23,5% desde Abril.

Os aumentos da ‘prime rate’ têm estado associados à subida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO, que influencia a fórmula de cálculo da ‘prime rate’) pelo banco central, por forma a controlar a inflação.

A criação da ‘prime rate’ foi acordada em 2017 entre o banco central e a AMB para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

Na altura, foi lançada com um valor de 27,75%. O objectivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, “acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à ‘prime rate’ mediante a análise de risco” de cada contrato, explicam os promotores. (Lusa)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.