Presidente do Chelsea pode ter sido envenenado

Presidente do Chelsea pode ter sido envenenado

O Presidente do Chelsea FC, Roman Abramovich, e outros dois negociadores de paz ucranianos apresentaram sintomas sanitários que levam a fortes suspeitas de possivel envenenamento.

Roman Abramovich, o deputado ucraniano, Rustem Umerov e outro negociador mantiveram uma reunião em Kiev, a 03 de Março. No final do encontro, os três apresentavam-se com vários sintomas alérgicos, incluindo olhos avermelhados, lágrimas contínuas e doridas, descamação da pele do rosto e mãos.

Abramovich tem estado em rota de vaivém entre Moscovo, Bielorrússia e outros locais de negociação desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Quem é o “trilionário” africano que quer comprar o Chelsea FC?

Um relatório dizia que o alegado envenenamento tinha sido orquestrado por radicais russos que queriam sabotar as conversações.

Pouco depois do surgimento das alegações, um funcionário norte-americano anónimo foi citado pela Reuters, segundo a BBC, como tendo dito que a inteligência sugeriu que os sintomas dos homens se deviam a factores “ambientais”, e não a envenenamento.

E mais tarde um funcionário do gabinete do presidente ucraniano, Ihor Zhovkva, disse à BBC que embora não tivesse falado com o Sr. Abramovich, os membros da delegação ucraniana estavam “bem” e um tinha dito que a história era “falsa”.

Abramovich viajou entre Lviv, Moscovo e outras capitais nos seus esforços de mediação entre os governos russos e ucraniano, e embora se tenha encontrado com Volodimir Zelensky, o presidente ucraniano não foi afetado, confirmou o seu porta-voz ao WSJ, citado pela Euronews.

As fontes revelaram que é difícil determinar se o possível envenenamento foi causado por um agente químico ou biológico, ou por radiação electromagnética.

O incidente lança luz sobre o alegado papel de Abramovich como corrector nas conversações entre a Ucrânia e a Rússia. A natureza exacta da sua posição não é clara, mas um porta-voz do oligarca disse anteriormente que a sua influência era “limitada”.

Partilhar este artigo