Presidente da República inaugura “areias de pesadas” de Chibuto em Gaza

Presidente da República inaugura “areias de pesadas” de Chibuto em Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, ontem, duas unidades de processamento das Areias Pesadas de Chibuto, em Gaza, na mina DingSheng que ocupa mais de dez mil hectares.

O empreendimento tem capacidade para processar cerca de 10 mil toneladas por ano. Até o momento, o único mercado que recebe o produto final processado de Moçambique é China.

A área concessionada à empresa DingSheng Minerals, que explora as areias pesadas de Chibuto, tem mais de mais de dois milhões de toneladas de matéria-prima.

O Presidente da República, disse no seu discurso de inauguração do empreendimento, que durante o período de pesquisa foram empregados mais de três mil trabalhadores entre nacionais e estrangeiros e actualmente estão afectos 500, dos quais apenas 30 são especialistas estrangeiros.

Filipe Nyusi recordou que passaram por Chibuto várias empresas que alegaram que os recursos ali existentes não tinham valor comercial, entendimento, que mudou com a chegada da DingSheng Minerals.

“Está provado que as areias daqui estão entre as melhores do mundo”, sublinhou o chefe do Estado.

O projecto das areias pesadas de Chibuto prevê a implantação de mais oito unidades de processamento, totalizando dez.

Entretanto, Nyusi incentivou aos empresários nacionais a criar e consolidar Pequenas e Médias Empresas (PME) no distrito de Chibuto, de modo a ligar o distrito e o grande Maputo e outras províncias do país. “Este grupo de empresas tem oportunidades para construir pequenos hotéis e outros serviços que vão facilitar a mobilidade de pessoas e bens”, frisou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.