Presidente da República anuncia financiamento de 75 milhões de meticais para produtores afectados pelo Freddy

Presidente da República anuncia financiamento de 75 milhões de meticais para produtores afectados pelo Freddy

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou hoje, a disponibilidade de uma linha de financiamento de 75 milhões de meticais para apoiar os produtores afectados pelo ciclone Freddy no país.

O montante, a ser desembolsado pelo Banco Nacional de Investimentos, BNI, vai servir para alavancar a cadeia de produção nas províncias da Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Nampula e Niassa, assoladas pelas intempéries.

Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, em Manje, sede do distrito de Chiúta, província de Tete, na cerimónia central de lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2023, um evento onde estiveram representadas todas as províncias do país.

O Presidente da República assegurou que o financiamento será isento de juros, com período de carência de capital de seis meses e o prazo de vencimento de dois anos, com valor mínimo de 500 mil meticais e máximo de três milhões de meticais.

Em relação a campanha de comercialização agrícola 2023, lançada esta quarta-feira, à escala nacional, o Presidente Filipe Nyusi disse que o país espera comercializar mais de 17 milhões de toneladas de diversos produtos agrícolas.

O governo vai apoiar com a mecanização agrícola e insumos e a capacitação tecnológica com a assistência técnica de extensionistas.

Ainda esta quarta-feira, o Chefe do Estado vai dirigir o Quinto Fórum Nacional de Comercialização, que vai-se debruçar sobre as propostas de soluções para alavancar a cadeia de comercialização agrícola no país.

Fonte: Rádio Moçambique

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta