O Presidente da República Filipe Nyusi, dirige na manhã de hoje (23), a cerimónia inaugural da XI edição do Festival Nacional da Cultura, que terá lugar no campo da Black Bulls, em Tchumene, Município da Matola.
De acordo com o comunicado que tivemos acesso, o evento que decorre sob o lema “Cultura, a Força que une a Nação Rumo ao Desenvolvimento” tem como objectivo preservar, desenvolver as artes, a cultura, as tradições das diferentes comunidades moçambicanas, criar uma plataforma de interacção e intercâmbio e de divulgação do rico e diversificado Património cultural do país, colocando-o ao serviço da sociedade e do progresso.
Trata-se do maior evento do seu género no País e a presente edição vai contemplar diversas expressões artístico-culturais como a dança, o canto e música tradicional, o teatro, a literatura, a poesia, a fotografia, o cinema, o artesanato, a gastronomia, a moda, entre outras disciplinas artísticas.
Fazem parte do evento os membros dos Governos Central, Provincial, Distrital e Autárquico da Província de Maputo, o Corpo Diplomático Acreditado em Moçambique, artistas e fazedores da cultura, convidados e o público em geral.
Refere ainda o comunicado que durante o XI Festival Nacional da Cultura, serão expostas as potencialidades económicas das Províncias, além da oferta de serviços de interesse público como a emissão de Bilhetes de Identidade (BI), Número Único de Identificação Tributária (NUIT) e feiras de saúde.
O XI Festival Nacional da Cultura é uma iniciativa do Governo de Moçambique, através do Ministério da Cultura e Turismo.
Deixe uma resposta