Portos nacionais sem contentores para manuseamento de carga

Portos nacionais sem contentores para manuseamento de carga

A escassez de contentores nos portos nacionais para o transporte de mercadorias tem forçado os operadores moçambicanos a movimentarem a carga em sacos, apesar de todos os riscos que daí podem advir.

Esta situação tem vindo a inflacionar o custo do frete, uma vez que há muita procura e pouca oferta destes utensílios logísticos para a exportação.

Se antes o preço do transporte de arroz da Índia para os países africanos estava fixado em cerca de 600 dólares, por contentor, por exemplo, hoje, o custo subiu para 5 mil dólares.

O imbróglio começa com a eclosão do covid-19, que forçou vários países a declararem “lock down” para evitar a propagação da doença, o que acabou provocando uma situação de rotura de stock em quase todo o mundo.

Portanto, a falta de contentores tem provocado graves perturbações à cadeia logística do país. Relatam-se casos em que há mercadoria pronta, nos portos nacionais, mas não se consegue arranjar contentores para transportá-la para o mercado internacional. 

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