Porto seco de Ressano Garcia inaugurado no próximo mês

Porto seco de Ressano Garcia inaugurado no próximo mês

A Infra-estrutura irá reduzir em cerca de 50% o número de camiões transportando minérios na EN4.

Está tudo a postos para a inauguração, na primeira quinzena de Junho, do terminal de ferro-crómio construído pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), na vila fronteiriça de Ressano Garcia.

Trata-se de um projecto que foi concebido para assegurar que o ferro-crómio extraído das minas sul-africanas seja baldeado por camiões em Ressano Garcia de onde será transportado por comboio até ao porto de Maputo para a sua exportação.

Florbela Trancoso, directora da The Logistic Group (TLG), empresa responsável pela gestão do porto seco, explicou ao domingo que neste momento aguarda-se pela certificação das instalações, condição para o arranque da actividade. A entrega deste documento é da competência da Autoridade Tributária de Moçambique (AT).

Neste momento, segundo soube o domingo, há mais de 70 toneladas de crómio já disponíveis nas minas da África do Sul para Porto seco de Ressano Garcia inaugurado no próximo mês, a Infra-estrutura irá reduzir em cerca de 50% o número de camiões transportando minérios na EN4 serem transportadas no primeiro lote, através do porto de Maputo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta