Porto de Maputo patrocina ‘Corrida dos Mais Extraordinários’

Porto de Maputo patrocina ‘Corrida dos Mais Extraordinários’

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) vai apadrinhar uma corrida destinada a atletas especiais que decorre no domingo, dia 28 de Maio, na cidade de Maputo.

A prova, denominada ´Corrida dos Mais Extraordinários´, insere-se na 3ª edição da Meia Maratona Internacional de Maputo.

O evento irá permitir a participação de crianças e jovens com necessidades especiais, designadamente com autismo, síndrome de Down, entre outras deficiências psico-sociais.

Para a corrida, o Porto de Maputo, em coordenação com a organização da Meia Maratona, definiu um percurso que começa na Avenida 25 de Setembro e termina junto à estátua de Samora Machel, no centro da Praça da Independência.

Os atletas poderão percorrer todo o trajeto com os seus acompanhantes que podem ser os respectivos pais, encarregados de educação, professores ou simpatizantes da causa.

Participam nesta prova os integrantes do projecto Porto + (o projecto de emprego inclusivo do Porto de Maputo), crianças e jovens do Centro de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI), da Escola Portuguesa de Moçambique e da Woodrose International/Fundação Archer Sarmento, entre outros.

A iniciativa, pioneira, é realizada com o objectivo de promover a inclusão social das pessoas com necessidades especiais através da visibilidade e mediatismo de que dispõe a Meia Maratona Internacional de Maputo, tida como a principal prova de atletismo no país.

Para Osório Lucas, director-executivo Da MPDC, “esta acção pretende demonstrar que as pessoas com necessidades especiais têm o direito de ser integradas na sociedade, no emprego, na educação ou no desporto, e que conseguem exercer esse seu direito na plenitude, mostrando-se úteis e capazes”.

“Estes Extraordinários serão os primeiros a cortar a meta, tal como podem ser os primeiros a ocupar um espaço relevante e útil na sociedade e no ambiente de trabalho”, reforçou o mesmo responsável.

O Porto de Maputo tem vindo a apoiar causas ligadas à inclusão social desde 2011, estando na vanguarda de vários projectos. Em 2019, lançou o projecto inclusivo denominado ‘Porto +’, através do qual deu emprego a 15 pessoas com diversos tipos de deficiência.

Alguns destes 15 colaboradores vão também participar na ´Corrida dos Mais Extraordinários´, mostrando que, independentemente das limitações que possam ter, são capazes de ultrapassar vários desafios.

Com o projecto ‘Porto +’, a MPDC pretende, sobretudo, “normalizar” a deficiência, causando impacto em toda a Sociedade, estimulando que mais empresas sigam este exemplo dando as mesmas oportunidades de emprego.

O Porto de Maputo posiciona-se assim como “Um Porto feito de Extraordinários”, lema que orienta a campanha dos 20 anos que organização está a celebrar este ano.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta