Ponte sobre o Búzi pode ser inaugurada em Dezembro

Ponte sobre o Búzi pode ser inaugurada em Dezembro

O coordenador do projecto da ponte do Buzi, André Vilanculos, garantiu que a infraestrutura estará operacional em Dezembro, uma vez que os trabalhos estão num bom ritmo, já com 85% de avanço. Trata-se da ponte que liga Guara-Guara e Bândua, na estrada Tica-Búzi-Nova-Sofala, e terá um comprimento de 700 metros.

Vilanculos falava durante uma visita da Secretaria do Estado de Sofala, Stella Zeca, destacando que o o último dos 23 pilares necessários para as infra-estruturas tinha sido localizado, marcando uma fase decisiva na betonagem dos 23 vãos, dos quais faltam quatro.

Relativamente ao projecto da estrada de 134 quilómetros, as obras de alargamento e asfaltagem, em curso desde 2018, avaliadas em 118 milhões de dólares (7,6 mil milhões de meticais), financiadas pelo Exim-Bank da Índia, estão actualmente a 55% de conclusão.

Executado pelo empreiteiro indiano AFLONS sob a supervisão da WAPIOS, o projecto deveria ter sido concluído em Abril passado, mas os prazos foram prorrogados até Julho de 2022 após a passagem dos ciclones tropicais Idai, Chalane e Eloise.

A Secretário de Estado expressou satisfação com o progresso das obras, tendo 20 quilómetros já sido pavimentados. No entanto, houve necessidade de maior velocidade, especialmente dada a aproximação da estação das chuvas em Outubro.

Stela Zeca salientou que a conclusão das obras permitirá ao distrito costeiro de Búzi um maior desenvolvimento socioeconómico, impulsionando o comércio e a livre circulação de pessoas e bens.

Búzi tem potencial na agricultura, pecuária, pesca, guano nas grutas de Estaquinha, oleaginosas, e turismo no Santuário de Mwenhe-Mukuro, no posto administrativo de Nova-Sofala.

Partilhar este artigo