PNUD e MISA Moçambique querem cooperar com jornalistas nacionais

PNUD e MISA Moçambique querem cooperar com jornalistas nacionais

O MISA Moçambique reuniu-se, hoje, com o novo Tecnico Principal do Projecto de Democracia e Eleições do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Moçambique, Vincent Da Cruz, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação entre as duas instituições. 

O encontro decorreu num ambiente de partilha e compromisso conjunto em torno da promoção da liberdade de imprensa e de expressão e dos direitos humanos.

Durante o encontro, as partes manifestaram interesse mútuo em aprofundar a colaboração em áreas estratégicas, com destaque para a capacitação de jornalistas moçambicanos. Entre os temas prioritários identificados estão os direitos digitais, a ciber-segurança, o combate à desinformação e a mitigação do discurso de ódio no ambiente digital, desafios cada vez mais presentes no contexto mediático nacional.

O Director Executivo do MISA Moçambique, Ernesto Nhanale, destacou o papel crucial que os profissionais da comunicação social desempenham na consolidação da democracia e da paz, especialmente num período em que o país enfrenta tensões pós-eleitorais e uma crescente polarização no debate público.

Por seu turno, Vincent Da Cruz reafirmou o compromisso do Programa que dirige com a promoção de sociedades mais inclusivas, resilientes e informadas, sublinhando a importância da informação ética, segura e baseada em factos.

O reforço desta parceria visa não apenas proteger os direitos dos jornalistas, mas também contribuir para um ecossistema de informação mais saudável e comprometido com os princípios democráticos. (Comunicado)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.