“PIB moçambicano cresce 1,97% no segundo trimestre”

“PIB moçambicano cresce 1,97% no segundo trimestre”

O Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano cresceu 1,97% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) consultados esta segunda-feira pela Lusa.

É o segundo trimestre consecutivo de crescimento, após uma subida de 0,12% no primeiro trimestre de 2021, sinalizando uma recuperação face à crise provocada pela pandemia de covid-19.

“O desempenho da actividade económica no segundo trimestre de 2021 é atribuído em primeiro lugar ao sector terciário, que cresceu 2,82%, com maior destaque para o ramo da Hotelaria e Restauração com uma variação de 4,03%”, nota o INE.

O salto reflecte também o facto de este ter sido até agora um dos sectores mais castigados pelos efeitos da pandemia.

Todos os ramos de actividade registaram crescimento no segundo trimestre, com excepção do fornecimento de eletricidade e água, que teve uma quebra de 9,77%.

Em termos acumulados, o PIB moçambicano registou um crescimento de 1,05% no primeiro semestre de 2021.

O Orçamento do Estado para 2021 prevê um crescimento da economia de 2,1%, mas o documento foi aprovado no final de 2020, três meses antes da suspensão por tempo indeterminado do projecto de gás da Total no norte do país, devido à insegurança na província de Cabo Delgado.

Agência Lusa

Partilhar este artigo