Petrolífera TotalEnergies investe 450 mil dólares na Educação em Palma

Petrolífera TotalEnergies investe 450 mil dólares na Educação em Palma

O projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies vai investir cerca de 450 mil dólares americanos na construção e equipamento da Escola Primária Completa de Senga, bem como na construção de duas casas para professores, no distrito de Palma, província de Cabo Delgado.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da iniciativa Pamoja Tunaweza (Juntos Somos Capazes).

Com efeito, a escola contará com quatro salas de aulas expansíveis e bloco administrativo, que inclui sala para professores e gabinetes de direcção. Inclui igualmente uma biblioteca, casas de banho, um espaço para horta escolar e um sistema de iluminação à base de energia solar.

Na cerimónia, recentemente havida, de lançamento da primeira pedra para a construção da escola bem como de inauguração de um furo de água, construído com o apoio da TotalEnergies, a secretária permanente do distrito de Palma, Laurinda Luciano, afirmou que a água e a escola eram um calcanhar de Aquiles nesta comunidade.

“Com a existência de uma escola em condições nesta comunidade, melhorará a qualidade de ensino, porque estudar [como acontece actualmente] debaixo de uma árvore e ao ar livre influência negativamente o aproveitamento pedagógico”, garantiu Laurinda Luciano.

Por sua vez, Maxime Rabilloud, representante da TotalEnergies em Moçambique, afirmou que Senga é uma comunidade muito importante para o projecto Mozambique LNG, para a TotalEnergies, porque contribuiu muito para o projecto.

“Estamos conscientes disto. Então, para nós, ter capacidade de ajudar, particularmente em áreas tão importantes quanto água e educação, é uma grande felicidade. Estamos realmente felizes e não vamos parar por aqui. Vamos continuar a apoiar o Governo e a população, em particular a população de Senga”, disse Maxime Rabilloud.

Na ocasião, a TotalEnergies ofereceu ainda material escolar a 300 crianças e kits de auto-emprego a residentes de Senga.

Pamoja Tunaweza é uma iniciativa de engajamento de diversos actores comunitários, associativos, públicos e privados, com vista a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da província de Cabo Delgado, em particular, neste momento, em Palma e Mocímboa da Praia, a partir de projectos desenhados de forma participativa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta