Petrolífera Eni anuncia para Junho de 2022 o início de produção de gás natural na Área 4

Petrolífera Eni anuncia para Junho de 2022 o início de produção de gás natural na Área 4

A petrolífera italiana ENI anunciou esta sexta-feira que a produção do Gás Natural Liquefeito (LNG) na Área 4 da Bacia do Rovuma vai arrancar em Junho do próximo ano.

O administrador-delegado da Eni, Cláudio Descalzi, garantiu ao Presidente da República, Filipe Nyusi, que os trabalhos no Coral Sul num estágio avançado, destacando algumas etapas do projecto, como a abertura dos furos para a montagem da plataforma flutuante para a produção do gás, no alto-mar; bem como pelos passos já dados na construção desta infra-estrutura, na Coreia do Sul.

“Foi concluída na semana passada a abertura dos seis furos que irão corporizar o projecto, na área 4 da Bacia do Rovuma, iniciada em Setembro de 2019, mas que tinha sido suspensa para conter a propagação da pandemia da Covid-19”, disse Cláudio Descalzi.

Por sua vez, o Ministro dos Recursos Naturais e Energia, Max Tonela, confirmou os avanços revelados pelo executivo da Eni, sublinhando que: “registam-se progressos satisfatórios, apesar dos constrangimentos decorrentes da Covid-19”

“Na semana passada foram concluídos os trabalhos no alto-mar, especificamente a abertura dos furos que vão alimentar a plataforma”, reafirmou o ministro, considerando que os passos dados perspectivam que o projecto Coral Sul FLNG estará operacional.

O Projecto Coral Sul FLNG é implementado pelas concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma, lideradas pela ENI, que no âmbito das suas actividades de pesquisa e produção descobriram 77 triliões de pés cúbicos (Tcf) de gás natural.

Partilhar este artigo