Moçambicano cria técnica de desinfecção de água usando luz solar

Moçambicano cria técnica de desinfecção de água usando luz solar

O pesquisador moçambicano Beni Chaúque, acaba de apresentar uma técnica de desinfecção de água usando o sistema solar. Trata-se de uma inovação que segundo ele poderá ajudar milhões de pessoas sobretudo dos países em desenvolvimento onde água continua escassa, visto que é barata em termos de custos.

Estudando no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a técnica desenvolvida por moçambicano Chaúque consiste no tratamento da água com luz solar em fluxo contínuo. Segundo o jornal brasileiro “G1”, o método mais usual limpa 1 litro de água a cada seis horas, utilizando garrafas PET transparentes colocadas sob o sol. Na estrutura criada pelo moçambicano, com espelhos, o tempo cai para um minuto e meio, ou seja, 240 vezes mais rápido.

“É um conjunto de espelhos, numa configuração ótica adequada baseada em ângulos e concavidades, e um sistema de colectores de calor e de radiações ultravioleta e infravermelha”, explica o pesquisador citado pelo G1.

Segundo os especialistas, o equipamento não necessita de electricidade ou de elementos químicos para a limpeza da água. A técnica se mostrou eficiente em desativar protozoários e bactérias.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta