PESOE: Governo reduz orçamento do sector agrícola para 2024

PESOE: Governo reduz orçamento do sector agrícola para 2024

Moçambique vai reduzir o orçamento do sector agrícola no próximo ano, comparativamente ao volume que alocou no presente ano.

De acordo com a proposta de Orçamento de Estado para 2024, em debate na Assembleia da República, o sector vai receber cerca de 40.4 mil milhões de Meticais, o que corresponde a 10.5% do total da despesa pública.

Segundo a Revista Terra, comparativamente ao ano em curso, a dotação orçamental para 2024 terá uma redução de perto de sete mil milhões de Meticais, em parte, como resultado da diminuição de recursos externos, em cerca de 10 mil milhões.

No presente ano o país teve como recursos externos pouco mais de 28 mil milhões de Meticais, que representaram 46% do total do orçamento do sector, volume que agora reduz para de 18.5 mil milhões, correspondentes a 20%.

Apesar da queda dos recursos alocados, o Governo prevê um crescimento de produção agrícola na ordem de 5.7%.

Segundo consta da proposta do Plano Económico e Social para o próximo ano, o país planifica produzir pouco mais de três milhões de toneladas de cereais 612.216 Toneladas de leguminosas, 291.609 Toneladas de oleaginosas, 3.986.936 de hortícolas e cerca de oito milhões de toneladas de raízes e tubérculos.

De acordo com o documento, o aumento da produção será influenciado pelo crescimento da área de produção em cerca de 2%, do número de famílias que praticam agricultura, o investimento em novas áreas de agricultura comercial e o “incremento do número de famílias com acesso a meios de produção no âmbito da integração da agricultura familiar a diferentes cadeias produtivas, de 316.235 para 455.463”.

Em termos de áreas de produção irrigada, a proposta indica também um aumento de 18.093 para 21.576 hectares “impulsionado pela requalificação dos regadios”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta