Pequenas e Médias Empresas beneficiam de capacitação sobre conteúdo local

Pequenas e Médias Empresas beneficiam de capacitação sobre conteúdo local

Cerca de duas dezenas de pequenas e médias empresas (PME) nacionais acabam de beneficiar de uma acção de capacitação visando dota-las de conhecimentos sobre produtos e serviços financeiros destinados às necessidades do conteúdo local.

A iniciativa promovida pelo banco Millennium bim surge da parceria institucional com o MozUP (Centro de Desenvolvimento Empresarial do patrocinado pelos parceiros da Área 4, incluindo a Mozambique Rovuma Venture (joint venture entre a ExxonMobil, Eni e CNPC), bem como as outras concessionárias da Área 4 – Galp, KOGAS e ENH).

O evento em formato online centrou-se nas temáticas sobre o acesso ao financiamento, planeamento de negócios, soluções financeiras de apoio ao investimento, tesouraria e importação, serviços de banca insurance, tendo como grupo-alvo os potenciais fornecedores locais de bens e serviços dos megaprojectos da indústria de petróleo e gás.

Participaram 20 empresas de diferentes sectores de actividade (como imobiliária, logística, construção civil, serralharia, engenharia e arquitectura, catering e limpeza, entre outros), que beneficiaram de formações de quadros seniores do Millennium bim, designadamente Oldemiro Belchior (Direcção de Banca de Investimento), João Gonçalves (Marketing Corporate), Danil Suca (Direcção de Crédito) e Felix Moisés (Seguradora Ímpar).

Refira-se que, o Millennium bim e a Mozambique Enterprise for Sustainability (MES), gestora do MozUp, rubricaram, em 2020, um memorando de entendimento, cujo objectivo é fomentar o desenvolvimento de soluções financeiras visando posicionar o banco como um dos parceiros de referência do MozUp, com vista a dotar as PME locais com competências em gestão empresarial assentes em boas práticas de mercado, tornando-as elegíveis ao financiamento bancário e qualificadas às exigências dos operadores da indústria do GNL.

No entanto, a directora do MozUp, Barbara Habib, referiu que “o acesso ao financiamento é um dos maiores desafios enfrentados pelas PME moçambicanas”.

O MozUp estabeleceu parcerias com instituições financeiras líderes, incluindo o Millennium bim, não só para melhorar a capacidade geral das PME em gestão financeira e empresarial, mas também para ligar estas empresas moçambicanas aos produtos e serviços financeiros existentes que podem ajudar a catalisar o crescimento e o sucesso dos seus negócios.

Até à data, através de iniciativas como esta, o MozUp já apoiou mais de 500 empresas moçambicanas na melhoria do seu desempenho empresarial e competitividade de forma a que estejam mais qualificadas e preparadas para prestar serviços à indústria de petróleo e gás, bem como outros sectores em crescimento em Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta