O Presidente da primeira comissão do parlamento António Nequice, disse ontem que o órgão pondera iniciar debate sobre orçamento especial para Cabo Delgado, face aos desafios de segurança na província.
“Vamos verificar as especificidades que são decorrentes desta necessidade que Cabo Delgado tem, especificamente por conta do esforço que deve ser feito na área de defesa e segurança”, disse citado pela Lusa o presidente da Comissão de Inquérito.
Nequice falava no final de uma reunião entre deputados da primeira comissão e órgãos do governo local em Cabo Delgado.
António Nequice afirmou que a intenção é responder às necessidades da província, num momento em que as populações continuam a apresentar uma tendência de regresso às zonas de origem, com a estabilização da situação.
“Acho que haverá um suplemento que represente a dimensão destes desafios para que se garanta o restabelecimento total da segurança e, de forma incondicional, as populações possam se locomover e desenvolver as suas actividades (…) a vida tem de voltar à normalidade”, declarou à comunicação social.
O conflito, que já dura há mais de cinco anos, já causou a deslocação de cerca de um milhão de pessoas, segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.
Deixe uma resposta