O candidato presidencial do partido Renamo, Ossufo Momade, disse, ontem, em Chimoio, capital de Manica, que, caso seja eleito Presidente da República, a sua administração vai eliminar a figura de Secretário de Estado (SE).
De acordo com o Presidente do partido, a figura de SE é uma sombra que ofusca o papel do Governador de província, que é eleito pelo povo. O Secretário de Estado é nomeado pelo Presidente da República.
“Vamos instruir os nossos deputados para que a figura de Secretário de Estado não exista na nossa Governação, porque, muitas vezes, entra em colisão com as responsabilidades do Governador”, disse, frisando que o SE é um elemento desnecessário na administração do Estado.
Mais ainda, Ossufo Momade entende que não devem constituir funções do Ministério das Obras Públicas e Habitação a construção e reabilitação de estradas. Ele pretende deixar essas actividades na responsabilidade do governo local.
Por outro lado, o candidato referiu que os planos do seu partido passam por revitalizar o parque industrial local para empregar mais jovens.
Além disso, prometeu resolver os problemas no sector da educação, principalmente a nível do ensino e aprendizagem que “está doente”.
“Temos de arranjar uma sala de reanimação, para que possamos ter uma educação que vai ajudar o país”, disse, notando que as pessoas chegam a níveis avançados de escolaridade sem saber ler e escrever.
Deixe uma resposta