Oposição prepara coligação eleitoral para tirar a Frelimo do poder

Oposição prepara coligação eleitoral para tirar a Frelimo do poder

Esta cada vez a ganhar a força a ideia de uma aliança entre os partidos da oposição em Moçambique para enfrentar a Frelimo, partido que governa o país desde a independência nacional. As autárquicas que se avizinham servirão como o teste a possível aliança.

Alias, segundo avança a DW, tanto a Renamo como o MDM confirmaram que há conversações neste sentido, embora não revelam com que tem dialogado.

O Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, anunciou há dias a disponibilidade do seu partido para coligar-se com “qualquer organização da sociedade civil ou individualidade”.

“Neste momento estamos à espera da reação dos outros para ver se a frente única poderá efetivamente acontecer”, revelou Simango.

De referi que as lideranças da RENAMO e do MDM, reuniram-se no ano passado para discutir a criação de uma plataforma de entendimento visando impulsionar a oposição no ciclo eleitoral que se avizinha. Entretanto, até agora, não está claro se os dois partidos se vão juntar.

“Vamos avaliar os resultados de uma eventual coligação nas eleições autárquicas e só depois é que se vai definir se vale a pena continuar com este modelo para as eleições gerais ou não”, conclui o líder do MDM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.