ONU quer criar 400M de empregos nas economias verdes

ONU quer criar 400M de empregos nas economias verdes

Criar 400 milhões de novos empregos na economia verde e assistencial, é a ambiciosa meta definida pelas Nações Unidas até 2030. E as metas não ficam por aí. A ONU quer igualmente estender a proteção social a 4 biliões de pessoas que ainda estão desprotegidas.

Para o cumprimento deste objectivo, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu o apoio de grandes instituições financeiras para o lançamento do Acelerador Global das Nações Unidas para o Emprego e Protecção Social.

A informação foi revelada no encontro do Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), denominado Covid-19 e Estados frágeis: promovendo a recuperação resiliente para as comunidades mais vulneráveis.

Numa sessão, realizada esta segunda-feira, o secretário-geral destacou três áreas de ação imediata para que a retoma da pandemia beneficie todos, incluindo o grupo de nações.

Primeiro, António Guterres sugeriu que os investimentos sejam aumentados e direcionados tanto para o alívio da crise de curto prazo, quanto para a recuperação de longo prazo.

Para ilustrar o nível de custos do serviço da dívida, ele destacou que o endividamento público global disparou para 100% do PIB. O chefe da ONU pediu prioridade para os mais necessitados no aumento da liquidez para os países.

Segundo, o secretário-geral disse que deve haver apoio aos governos, especialmente em países afectados por crises e pela fragilidade.

O impulso teria como foco as políticas sociais e económicas que consolidem a confiança de cidadãos e aumentem a resiliência contra choques futuros, incluindo a crise climática.

Guterres recomenda que sejam aplicados fundos significativos para alcançar a proteção social universal até 2030, e para que as pessoas estejam preparadas para o mundo do trabalho com novas habilidades e novas qualificações.

Por último, disse que para chegar aos avanços necessários, a comunidade internacional deve liderar o processo demonstrando solidariedade e confiança mútuas. 

Para o chefe da ONU, cooperação deve ser coerente nos campos humanitário, desenvolvimento e paz para que se alcançar os objectivo comuns.

Fonte ONU News

Partilhar este artigo