ONU alerta que insegurança alimentar deve aumentar em 22 países até Novembro de 2023

ONU alerta que insegurança alimentar deve aumentar em 22 países até Novembro de 2023

A ONU advertiu que a situação de insegurança alimentar deverá aumentar em 18 pontos críticos, envolvendo 22 países, a maioria em África, Médio Oriente e América Latina, durante o período de previsão de Junho a Novembro de 2023.

Em comunicado, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e o Programa Alimentar Mundial avisam que Afeganistão, Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen permanecem no mais alto nível de preocupação. Haiti e a região do Sahel (Burkina Faso e Mali) e o Sudão foram elevados ao mesmo patamar.

Esta situação é resultado de “severas restrições de movimento de pessoas e mercadorias no Haiti, assim como no Burkina Faso e Mali, e a recente eclosão do conflito no Sudão”.

Todos estes pontos têm populações que enfrentam ou têm projectadas situações de fome, segundo a ONU, que pede a mais urgente atenção para estes países.

Paquistão, República Centro-Africana, Etiópia, Quénia, República Democrática do Congo e Síria são pontos classificados como de “grande preocupação”, e o aviso também é estendido a Myanmar nesta edição.

Todos estes países têm um elevado número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar crítica nos próximos meses.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta