OMS autoriza tecnologia que identifica anticorpos contra Covid-19

OMS autoriza tecnologia que identifica anticorpos contra Covid-19

A Organização Mundial da Saúde, OMS, finalizou um acordo de financiamento de um teste de sangue que pode identificar e quantificar diferentes anticorpos da Covid-19. A tecnologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, Csic, pode diferenciar anticorpos produzidos pela vacinação ou gerados pela infecção natural.

Em comunicado, citado pela agência ONU News, a OMS diz que trata-se da primeira licença transparente, global e não exclusiva para uma ferramenta de saúde contra a Covid-19.  Segundo a OMS a meta é facilitar a rápida fabricação e comercialização do teste sorológico em todo o mundo. A licença inclui “todas as patentes relacionadas e o material biológico necessário para a fabricação do teste”.

A autorização permite que países de baixa e média rendas estejam isentos de royalties até a data de expiração da última patente.”

Até agora, a tecnologia permite realizar quatro testes diferentes, um dos quais tem o potencial de distinguir a resposta imune de indivíduos infetados de indivíduos vacinados. Em futuras pesquisas poderão ser apurados o nível, a duração da imunidade e a eficácia das ferramentas à disposição.

A OMS destaca que os testes são fáceis de usar e adequados a todos os ambientes com infraestrutura laboratorial básica, como em áreas rurais de países de baixa e média renda. De acordo com a nota, citada pela agência noticiosa, a interpretação pode ser feita a olho nu.

O uso do chamado leitor de Elisa, que pesquisa reações antígeno-anticorpo através de reações enzimáticas, garante maior precisão dos resultados.

O documento destaca ainda que dados promissores de desempenho da população europeia precisarão ser complementados pelas empresas que produzirão essa tecnologia, caso tencionem vender o teste em países em desenvolvimento.

Fonte ONU News

Partilhar este artigo