OMS aprova vacina simplificada contra a cólera

OMS aprova vacina simplificada contra a cólera

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou ontem (20.04) uma versão simplificada de uma vacina oral contra a cólera. A vacina deverá permitir aumentar a produção total destes soros em resposta à explosão do número de casos a nível mundial.

A vacina Euvichol-S é uma formulação simplificada da Euvichol-Plus, com menos componentes, o que deverá permitir a produção mais rápida de maiores volumes, declarou a OMS em comunicado de imprensa citado pelo Notícias ao Minuto.

A vacina é produzida pelo grupo sul-coreano EuBiologics, cujas vacinas Euvichol e Euvichol-Plus já foram aprovadas pela OMS.

Para a organização, a nova vacina tem taxa de eficácia semelhante a formulações mais complexas.

“A nova vacina é o terceiro produto da mesma família de vacinas contra a cólera na nossa lista de pré-qualificação”, disse o director do departamento de regulação e pré-qualificação da OMS, Rogério Gaspar.

Gaspar disse esperar “um rápido aumento na produção e nos suprimentos de que muitas comunidades que enfrentam surtos de cólera precisam urgentemente”.

A cólera, que é contraída por bactérias geralmente transmitidas através de água ou alimentos contaminados, causa diarreia e vómitos e pode ser perigosa para crianças pequenas.

Actualmente, 23 países registam surtos de cólera, sendo que os impactos mais graves estão a ser sentidos nas Comores, na República Democrática do Congo, na Etiópia, em Moçambique, na Somália, na Zâmbia e no Zimbabué. (Notícias ao Minuto)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.