Nyusi inaugura fábrica de processamento de milho avaliada em 130 milhões de meticais

Nyusi inaugura fábrica de processamento de milho avaliada em 130 milhões de meticais

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai hoje inaugurar um fábrica de processamento de milho e outros cereais, na província de Nampula. O empreendimento resulta de um investimento provado orçado em 130 milhões de meticais.

O empreendimento já está operacional desde 2020, absorvendo parte das quantidades de milho produzidas no norte de Moçambique, principalmente da província de Nampula.

A unidade pode processar até cem toneladas de milho por dia Tem 50 colaboradores afectivos e 30 sazonais.

Uneise Rahim, Administrador da Fábrica de Produtos Alimentares, disse que a unidade fabril veio acolher as produções da famílias, maioritariamente, assistidas pelo programa “Sustenta”.

“Esta empresa veio mais para beneficiar todos os cidadãos moçambicanos para que a farinha seja mais barata para o povo. Nós estamos ca para desenvolver o país”, disse Rahim.

O representante dos investidores disse que esta é apenas a primeira fábrica das várias que pretendem instalar.

O Director da Indústria e Comércio em Nampula, Alfredo Nampuio explicou que a implantação da unidade fabril resulta dos esforços do Governo na mobilização de investimento a nível interno e externo

“Esta fábrica enquadra-se no programa «PRONAE» para industrializar Moçambique. Em termos de impacto é uma mais-valia para a província. Primeiro estamos a completar a cadeia de valor da cultura do milho”, disse, frisando que é uma ganho para os produtores das três províncias do norte de Moçambique.

No ano passado, Nyusi inaugurou uma unidade de processamento de milho, no Complexo Silos do distrito de Malema, em Nampula. Leia mais…

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta