Novo livro de Juvenal Bucuane a caminho das prateleiras

Novo livro de Juvenal Bucuane a caminho das prateleiras

O escritor moçambicano Juvenal Bucuane vai lançar o livro “Masingita ou a Subtileza do Incesto” às 17h30 da próxima quarta-feira, em Maputo, no Centro Camões – Centro Cultural Português.

O livro resulta de uma matéria publicada em Junho de 2020 em um jornal da praça com o seguinte teor: “Mulher que engravidou de seu próprio filho, já deu à luz: (…) mulher dos seus 44 anos ficou grávida do seu próprio filho de 21 anos de idade, em Maputo, concretamente na zona de Chamanculo, em Setembro do ano passado…” numa circunstância plenamente involuntária, para ambos e ao fim de nove meses de gestação, deu à luz um bebé que, no trato relacional social normal, seria seu neto, não fosse biologicamente seu filho, o segundo, filho de seu primogénito.

Citado num comunicado recebido na nossa redacção, o autor refere enveredou nesse caso insólito para trazer o caso ao público, naquilo que ele próprio descreve como uma “súmula” extensa.

A novela ficciona uma prática que, existindo na sociedade moçambicana, muitas vezes, é ignorada, incesto, uma união ilícita entre parentes próximos, em grau proibido por lei.

No centro da narrativa encontram-se Marta e Pepuka, que, para o autor, representam a personificação de pessoas reais. No entanto, a fim de não ferir susceptibilidades, o autor tomou o devido cuidado, ora subvertendo o perfil das personagens, ora dando-lhes existência particular. “Aliás, todas as personagens do livro são fictícias, assim como os lugares-cenários e actos.

“Passei os diferentes estágios do meu crescimento em diversos bairros suburbanos da capital moçambicana e conheço deles o bastante para poder contar como se vive nesses lugares”, disse o escritor.

A escrita de “Masingita ou a Subtileza do Incesto” foi, para Juvenal Bucuane, um exercício árduo, pois o seu grande desafio estava além de uma mera ficção, “por implicar algo que me parecia profundo e verdadeiro, factual, que para ser abordado com alguma probidade, tinha de ser feito com recurso a algum caso precedente, ocorrido em alguma época e em algum lugar. Assim busquei reminiscências do que estudei há bastante tempo sobre a antiguidade na história universal, mais propriamente, a relação entre o Rei Édipo e a Rainha Jocasta, que serviu de base para as pesquisas psicanalistas de Sigmund Freud”.

Esta novela foi escrita durante o segundo semestre de 2021, numa altura em que o escritor se encontrava confinado em casa, por causa da covid-19.

O novo livro de Juvenal Bucuane, o seu primeiro pela Editorial Fundza, será apresentado no Camões – Centro Cultural Português em Maputo pelo jornalista e ensaísta José dos Remédios.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.