Nova lei pode obrigar Facebook e Instagram a encerrar na Europa

Nova lei pode obrigar Facebook e Instagram a encerrar na Europa

A empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram, a Meta, pode vir a encerrar as duas redes sociais na União Europeia (UE). A informação é avançada pelo Noticias ao Minuto.

Em causa está uma nova lei da UE que exige que os dados de cidadãos europeus sejam processados em servidores dentro do território, sendo que atualmente estes dados são processados tanto na Europa como na América do Norte. Este processamento de dados nos dois territórios acontece para efeitos de direcionamento de publicidade.

Num relatório entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, o vice-presidente de Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg, nota que esta legislação poderá obrigar a empresa a deixar de oferecer o Facebook e o Instagram na UE caso não seja possível processar estes dados na Europa.

O executivo realça que, caso isto aconteça, a ausência do Facebook e Instagram seria prejudicial para a existência de vários negócios e empresas.

“Apesar de os legisladores estarem a trabalhar para uma solução sustentável e a longo-prazo, apelamos que os reguladores adotem uma abordagem proporcional e pragmática para minimizar a disrupção às muitas milhares de empresas que, tal como o Facebook, têm dependido destes mecanismos para em boa-fé transferirem dados de uma forma segura”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Partilhar este artigo