Noruega anuncia um pacote extraordinário de ajuda à segurança alimentar em Moçambique

Noruega anuncia um pacote extraordinário de ajuda à segurança alimentar em Moçambique

A Noruega anunciou hoje, um reforço das relações bilaterais com Moçambique, com a assinatura de um pacote extraordinário de ajuda à segurança alimentar. Os acordos dois países prevêem, igualmente projectos de gestão dos oceanos e de energia. 

De acordo com o comunicado da embaixada norueguesa, os acordos foram assinados durante uma visita da ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, a Maputo.

“A segurança alimentar é uma característica fundamental da política de desenvolvimento norueguesa”, referiu Anne Beathe Tvinnereim, citada pela Lusa.

Para o efeito, o Governo norueguês alocou um pacote de ajuda aos países afectados pela guerra da Ucrânia no preço dos fertilizantes e energia e “cerca de 10 milhões de dólares serão destinados a parceiros em Moçambique”, sendo que “os fundos serão investidos na segurança alimentar”.

Para projectos virados ao mar, os dois países assinaram um memorando de entendimento sobre o programa Oceano para o Desenvolvimento, para fortalecer a gestão marítima e melhorar a segurança alimentar e os meios de subsistência. Já na área da energia, foi celebrado um contrato de 4,2 milhões de dólares para desenvolver regulamentações para o sector.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.