Nissan apresenta novo modelo de carros eléctricos em Moçambique

Nissan apresenta novo modelo de carros eléctricos em Moçambique

A Nissan, empresa do ramo automóvel, apresentou, na tarde de sexta-feira, em Maputo, uma linha de carros eléctricos que já se encontram no país e lançou, na mesma ocasião, o mais novo modelo do tipo Qashqai.

A Nissan está a apostar em viaturas eléctricas como forma de preservação de meio ambiente e garantia da sustentabilidade da biodiversidade através da oferta de soluções ecológicas, alinhadas com a agenda global de redução de emissões de carbono no planeta.

De acordo com o Diretor da empresa, Ivan Búzi, o objectivo é de mostrar ser possível que, dentro das possibilidades e em conformidade com as leis do Governo, o país possa abraçar a agenda global de transição energética.

“Temos dois tipos de viaturas eléctricas nos apaís, sendo uma com capacidade de bateria de até 62 quilowatts, com autonomia de aproximadamente 280 quilómetros, e a outra com uma autonomia de 550 quilómetros”, referiu.

Ivan Búzi falava à margem da realização da feira automóvel Mult-marcas, Maputo Auto Show, que decorre entre 26 e 28 de Março, na pista do Automovel e Touring Clube de Moçambique (ATCM).

Sobre a transição enérgica, o presidente da república, Filipe Nyusi disse, recentemente, durante o Fórum de Negócios Zimbabwe-Moçambique, que o empresariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve refletir na produção de baterias que alimente o processo de transição energética.

Sobre o desiderato, o diretor da Nissan disse tratar-se de um incentivo e que gratifica os empresários da indústria automotiva a apostar mais na transição energética e na produção de baterias para viaturas eléctricas.

“É igualmente muito gratificante saber que não só nós estamos nesse caminho, mas muito recentemente o Governo anunciou que espera iniciativas de modo que possamos ter carros elétricos, bem como possibilidade de produção de baterias”, disse.

Explicou ainda que o processo de abastecimento das viaturas electrónicas é feito através de uns sistemas de carregamento móveis, que podem ser fixados em qualquer lugar e dura no máximo 6 horas de carregamento.

Este tipo de viatura é movido por um sistema de produção eléctrica, diferente das habituais viaturas de motor de combustão interna que, actualmente, constituem um dos principais problemas do ambiente, pelo nível de poluição através de emissão de gases.

Na mesma ocasião, foi apresentado um novo modelo da Nissan Qashqai, com tecnologia de ponta.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.