Nissan anuncia saída do Director Operacional outrora candidato a CEO

Nissan anuncia saída do Director Operacional outrora candidato a CEO

O grupo nipónico, Nissan Motor, anunciou, hoje, que o seu Director de Operações, Ashwani Gupta, vai deixar a empresa no final deste mês, depois de ter ajudado a conduzir um plano de recuperação destinado a racionalizar as operações.

Em comunicado, a empresa avançou que vai anunciar, no dia 27 de Junho, uma nova direcção executiva. A empresa disse, no mês passado, que o contrato de Gupta terminaria no dia 27 de Junho, o que levantou duvidas por se tratar de um dos candidatos para o cargo de CEO.

Os aliados de Gupta pressionaram o conselho de administração em 2020 para o promover ao cargo de co-CEO, na esperança de que ele fizesse avançar a reviravolta da Nissan e impulsionasse a sua aliança com a Renault e a Mitsubishi Motors, mas a promoção não se concretizou.

Gupta, que trabalhou largos anos na Renault, se juntou à equipe de liderança da empresa no final de 2019, quando a terceira maior fabricante de automóveis do Japão estava a tentar pôr fim a um período de turbulência desencadeado pela prisão e demissão do líder de longa data Carlos Ghosn.

Gupta entrou em conflito com o presidente-executivo da Nissan, Makoto Uchida, sobre o desejo de Uchida de encerrar as negociações com a Renault rapidamente, com Gupta pedindo mais cautela sobre os termos do acordo, revelaram fontes próximas ao assunto.

A empresa disse na sexta-feira que Gupta assumiu posições de liderança chave e foi uma “força motriz” em vários projectos de aliança ao longo de vários anos, resultando em muitas realizações. A empresa não deu mais pormenores sobre as realizações.

Gupta ingressou na Renault na Índia em 2006 e mais tarde tornou-se vice-presidente responsável por seu negócio global de veículos comerciais, cargo que ocupou até 2019, quando se mudou para o parceiro de aliança júnior Mitsubishi Motors.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.