A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenou, esta quinta-feira, a mobilização imediata da sua força de reserva.
De acordo com a imprensa internacional a decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO para encontrar uma solução para a crise no Níger, na sequência do golpe de Estado de 26 de Julho.
“Ordeno a activação da força de prontidão da CEDEAO com todos os seus elementos imediatamente”, disse o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Alieu Touray citados por vários meios internacionais.
Refira-se que a CEDEAO tinha apresentado um ultimato aos militares que tomaram o poder, que expirou na passada segunda-feira.
Mesmo diante de um cenário de um iminente conflito, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental afirma manter o empenho “na restauração da ordem constitucional por meios pacíficos”.
Entretanto, o novo homem forte do Níger, o general Abdourahamane Tiani, anunciou na televisão nacional a formação de um governo de 21 membros.
O executivo é liderado pelo novo primeiro-ministro, Ali Mahaman Lamine Zeine, nomeado na segunda-feira, e as pastas da Defesa e do Interior ficam nas mãos de generais do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), que tomou o poder.
Deixe uma resposta