O Governo de Nampula continua a enfrentar pendências no pagamento dos subsídios por morte e funeral destinados aos professores, totalizando 68 009 808,94 meticais, referentes a 1985 beneficiários.
A informação foi tornada pública na última quarta-feira (08) pelo Secretário Provincial da Organização Nacional dos Professores (ONP), André Janna, durante um encontro com o Secretário do Estado, Plácido Pereira.
Na ocasião, o Secretariado Provincial Executivo da ONP voltou a apelar pela regularização urgente dos valores. De acordo com André Janna, apesar do esforço reconhecido do Governo no pagamento dos subsídios, o atraso tem causado constrangimentos, sobretudo às famílias dos professores falecidos, que muitas vezes enfrentam dificuldades para custear as cerimónias fúnebres com dignidade.
Daí que aquele representante da ONP pede que o valor em falta seja disponibilizado de imediato, de modo a aliviar o sofrimento das famílias enlutadas.
A organização sindical reafirmou o seu compromisso em continuar a dialogar com as autoridades competentes, para garantir que as pendências financeiras sejam resolvidas brevemente.
Falando das condições de trabalho dos professores, Janna disse que, apesar do grande esforço do Governo, a província de Nampula ainda continua a ser uma das que tem mais salas de construção precária e turmas ao ar livre.
“Assim, das 17 434 salas, 3447 funcionam ao ar livre, 6096 são de construção precária e 7891 são convencionais. Como se pode observar, mais de 55% das salas não oferecem boas condições de trabalho, e precisamos de melhorar as condições das salas de aula e dos professores para melhorarmos a qualidade do ensino e não só”, descreveu a fonte citada numa publicação do portal Ikweli.
Por seu turno, o Secretário do Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, manifestou a vontade de apoiar os educadores. “Foram levantadas aqui questões pertinentes, em parte legítimas, que são da responsabilidade do Governo. Algumas delas, cuja solução está em curso é verdade que deveria ser num ritmo mais sustentável, no que diz respeito às horas extras e ao turno e meio, o pagamento já iniciou no que se refere ao ano de 2023.”
(Foto DR)


Deixe uma resposta