O Governo da província de Nampula pretende modernizar o sector agrícola com base na experiência e apoio técnico da Tailândia. A intenção foi reafirmada esta quarta-feira (2) durante um encontro entre o governador Eduardo Abdula e o embaixador tailandês em Moçambique, Soradjak Puranasamriddh, realizado na cidade de Nampula.
O encontro teve como objectivo reforçar os laços de cooperação entre Moçambique e a Tailândia, com destaque para os sectores da agricultura, educação, energias renováveis, turismo e logística. As autoridades de Nampula manifestaram especial interesse na troca de experiências no domínio agrícola, aproveitando a vasta experiência tailandesa na produção alimentar e mecanização rural.
“A Tailândia é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. O nosso maior interesse é trazer essa experiência para Moçambique, para que também aqui a agricultura possa evoluir,” afirmou o embaixador tailandês, Soradjak Puranasamriddh.
Segundo uma publicação do Jornal Rigor, durante o encontro, o governador Eduardo Abdula apelou à atração de investidores tailandeses para explorar as potencialidades da província, com enfoque nos sectores agro-industrial e logístico.
“É o nosso sonho e desejo atrair parceiros da Tailândia para investir nas várias áreas de Nampula. Já discutimos isso com a embaixada e estamos abertos a receber delegações empresariais interessadas em conhecer o nosso potencial,” declarou.
O governador de Nampula destacou ainda a importância de aumentar o volume de exportações agrícolas da província, referindo produtos como a castanha de caju e o feijão como prioritários. “Queremos vender a nossa castanha, os nossos feijões e outros produtos agrícolas. Uma das grandes metas de Nampula é incrementar as exportações, incluindo para a Tailândia, sempre que houver interesse pelos nossos produtos,” concluiu o governador.
(Foto DR)
Deixe uma resposta