Nacala Logistics oferece Escola Primária completa à população de Ribàué

Nacala Logistics oferece Escola Primária completa à população de Ribàué

A Nacala Logistics procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção da Escola Primária de Cunle, no Distrito de Ribàué, em Nampula.

O evento teve lugar esta terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023, numa cerimónia muito concorrida que contou com a presença de representante do Governo do Distrito de Ribàué, membros de Direcção da EP1 de Cunle, líderes tradicionais locais, e população local.

A escola a ser construída é de material convencional e resiliente a impactos de mudanças climáticas a acções císmicas. A nova infraestrutura irá substituir a actual cuja localização e a estrutura não oferecem condições de segurança e de aprendizagem aos um pouco mais de 200 alunos que frequentam o estabelecimento de ensino.

O projecto de construção da nova escola prevê três (03) salas de aulas, um bloco (01) administrativo e sanitários para crianças e adultos e será executado por mão-de[1]obra local, nomeadamente, jovens da comunidade de Cunle, que passam a ter uma fonte de renda durante os 8 meses e que irá durar a obra.

“Nós temos sempre a preocupação de garantir o bem-estar das nossas comunidades. Por isso, a Nacala Logistics pensou em construir esta escola com material convencional, para contribuir na melhoria de condições de ensino e aprendizagem das crianças desta região”, afirmou Celso Mutadiua, Gerente de Relações com a Comunidade na Nacala Logistics, falando na cerimónia de lançamento da primeira pedra.

Por sua vez, a Secretária Permanente de Ribàué, Ana Paula Banana, afirmou que “a escola é muito importante para a comunidade de Cunle e já era esperado faz muito tempo”. “O nosso apelo é que haja muita rigorosidade na sua construção, com vista a termos uma melhor qualidade da obra”, acrescentou.

Na mesma ocasião, no recinto escolar, apresentou-se o projecto de abertura de um furo de água para servir a escola e à comunidade circunvizinha.

O investimento total para a abertura do furo de água e a construção de salas de aulas da EP1 de Cunle é de cerca de 5 milhões de meticais.

Com o furo de água, vai se reduzir a distância e os riscos de atropelamento de membros da comunidade na travessia da linha férrea na busca do líquido precioso.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.