Música de Zeca Afonso é o novo hino de La Casa de Papel

Música de Zeca Afonso é o novo hino de La Casa de Papel

A música do cantor português, Zeca Afonso, Grândola Vila Morena, faz parte da quinta temporada da série do Netflix La Casa de Papel. O hino da Revolução dos Cravos (25 de Abril, 1974) aparece reinterpretada por Cecilia Krull, a mesma que canta a música principal da série “My Life is Going On”.

Zeca Afonso gravou Grândola Vila Morena em 1971, no célebre estúdio do Château d’Hérouville, a 30 quilómetros de Paris. Esta música tornou-se símbolo de liberdade e de resistência contra a ditadura três anos depois, e seria uma das senhas para a Revolução dos Cravos.

No dia 25 de Abril de 1974, explodiu a revolução. O sinal para o início do movimento tocou à meia-noite através de uma emissora de rádio. Neste sentido, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. Dessa forma, os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. Logo depois, o general António de Spínola assumiu a presidência de Portugal. Por conseguinte, a população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional para os portugueses, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento.

A cantora franco-espanhola Cecilia Krull está em Paris a gravar o seu primeiro disco, que deverá incluir uma versão de Grândola Vila Morena.

“O meu disco é um projecto pessoal com canções muito melódicas… e a Grândola creio que sim, que vai entrar no disco”, contou a cantora.

Nas primeiras temporadas, o hino da série era “Bella Ciao” e agora surge a “Grândola Vila Morena”. Para Cecília Krull, ambas as músicas são “odes à liberdade”, à imagem de uma série que se apresenta como um manifesto pela resistência.

Como transformar um hino de uma revolução histórica pacífica numa canção épica de uma série Netflix?

Para Cecilia Krull, o segredo é jogar com o contraste: “é contrastar imagens tão violentas com uma canção que fala de liberdade e de paz”, explicou a cantora, sublinhando que é uma pergunta a que só o realizador Álex Pina poderia responder.

E de acordo com Gisela Chaló Gomes, agente de Cecilia Krull em Portugal e no Brasil, em “24 horas” a reinterpretação da Grândola Vila Morena foi “uma das músicas mais buscadas no Youtube”.

Partilhar este artigo