O Presidente da Comissão Técnica para o diálogo nacional inclusivo (COTE), Edson da Graça Macuácua, garantiu esta quinta-feira (19), às mulheres das organizações da sociedade civil nacionais uma efectiva participação das mulheres no processo de diálogo nacional em Moçambique.
Falando durante a mesa-redonda relativa ao tema “construindo pontes para o fortalecimento da participação das mulheres no Diálogo Nacional Inclusivo”, Macuácua explicou que a comissão estará aberta a acolher qualquer iniciativa de organizações de mulheres da sociedade civil e a responder positivamente a convites para participação, garantindo que as mulheres são parte importante e activa do diálogo.
Sublinhou a importância da participação feminina, “não só porque as mulheres constituem a maioria da população moçambicana, mas também porque possuem sensibilidades específicas e apuradas em diversas matérias, que podem enriquecer o processo de diálogo com experiências e conselhos valiosos”.
Por isso, encorajou activamente às mulheres a apresentarem as suas candidaturas para integrar as três vagas existentes na comissão técnica em representação da sociedade civil.
Deixe uma resposta